top of page

EDIFÍCIO LIBERDADE

Foto 8.png

         O projeto está situado no bairro da Liberdade, mais especificamente em um terreno onde se tem acesso pelas ruas Sinimbu e Glicério. Ele se originou com base nos estudos feitos ao longo do semestre sobre a área e os habitantes que moram naquele local, avaliando suas necessidades que deveriam ser atendidas e aprimoradas. Após esses estudos, pudemos perceber que esse bairro possui diversas etnias por apresentar oportunidades de moradia e trabalho, possuindo muitos cortiços e comércio. Sua mobilidade é eficiente, sendo possível transitar pelo centro de São Paulo  através dos diversos pontos de ônibus e estações de metrôs espalhadas pela região, e é um bairro com diversas culturas. 

          Com tudo, a questão das habitações nos chamou muita atenção e é um dos pontos mais importantes a ser desenvolvido. O bairro possui muitos cortiços deteriorados, carecendo de infraestrutura para os moradores, fazendo a gente chegar a conclusão de que fazer uma habitação na nossa área era primordial e mais do que necessário. Pensamos também em fazer espaços de lazer onde essa variedade de cultura que o bairro possui poderia ser disseminada de uma forma espontânea, partindo do objetivo de manter vivo o vínculo que a população tem com a cidade antiga e seus costumes. Assim, pensamos em uma sala de cinema onde podem passar filmes de culturas diferentes e sobre a história do bairro, pensamos também em uma sala de jogos com mesas e cadeiras para se realizar as atividades e armários para se guardar os diversos jogos. Além disso, criamos espaços para uso pessoal como uma lavanderia, academia e um salão de festas. Porém, não podemos falar em habitação sem anexá-la a um comércio, já que a maioria das habitações da região possui um térreo comercial. Portanto, pensamos em implantar esse projeto causando uma intervenção de mínimo impacto na quadra, onde anteriormente o programa que se destacava era exatamente esse, casas com comércios no térreo. 

        Além desses usos comentados acima, quando fizemos nossas análises também identificamos que a região não possui creches suficientes para atender os habitantes. Essa falta gera grande dificuldade na vida dos moradores que precisam trabalhar longe de suas casas e não tem com quem deixar seus filhos. Levando essa problemática em consideração, decidimos adicionar em nossa habitação com o comércio no térreo, uma creche pública na cobertura, tendo o objetivo de atender tanto os moradores do edifício como os da região em si. A junção desses usos em apenas um edifício promete trazer infraestrutura e boas condições de vida aos moradores do bairro, suprindo também algumas de suas necessidades que a região carece.

          Ao pensarmos na nossa volumetria, tentamos buscar uma relação harmônica entre o antigo e o novo, e como ela tem acesso por duas ruas importantes, resolvemos fazer esses dois acessos conversarem entre si para criar um espaço público agradável para todos. No térreo inferior seria o espaço onde possui o comércio e por isso colocamos a entrada pela Rua do Glicério, que possui uma característica mais comercial e com mais movimento. Pensamos também em criar nesse pavimento uma grande área verde central com árvores e diversas vegetações, criando uma bela vista para os moradores do prédio e para as pessoas que estão frequentando o lugar e que podem relaxar com os bancos dispostos no entorno, criando um espaço de circulação e comunicação. Já no pavimento superior, que possui acesso pela Rua Sinimbu, com característica mais residencial e com menos movimento, resolvemos colocar a entrada para as habitações e a creche. Nela também possui uma bela vista para o pavimento inferior, com o objetivo de convidar essas pessoas a descerem para esse pavimento onde possui comércios e uma praça pública. Todos esses acessos e circulações, tem o objetivo de tornar o espaço mais racional possível, evitando a confusão e mal uso do mesmo.

 

Intervenção.png
Topografia.png

© 2022 por CATHERINE SARTORI

bottom of page