PAVILHÃO BOM RETIRO

Analisando as necessidades dos moradores do Bairro do Bom Retiro, resolvemos fazer um projeto focado em atividades e ambientes sustentáveis, principalmente na questão do lixo. Criamos um pavilhão onde possui um grande pátio central com lojas para as pessoas usarem da maneira que elas quiserem, um espaço para exposições artísticas, café, espaços para descanso com mesas, cadeiras e redes, espaço com estrutura lúdica para pessoas de todas as idades e um local para apresentações. Esses programas tem o objetivo de integrar e compartilhar a cultura de todas as etnias do bairro. Outros dois ambientes criados são focados no reaproveitamento do lixo produzido pelos moradores do bairro e essas áreas seriam o local para descarte dos materiais e o outro um ateliê onde seriam feitos eventos comunitários gratuitos para produzir esses artesanatos que futuramente poderiam ser doados ou vendidos e o dinheiro arrecadado seria enviado para ONGs. Um exemplo dessas atividades seria o uso do descarte têxtil do local para produzir cobertores que posteriormente poderiam ser doados para os moradores de rua. Esses eventos poderiam acontecer todos os domingos. Todas essas atividades e espaços de lazer, são divididos entre o térreo, o primeiro pavimento e a cobertura, que é acessada pela rampa central que começa a partir do primeiro pavimento.

O nosso projeto arquitetônico foi adaptado, dentro do possível, para obter os melhores posicionamentos em relação ao sol. Resolvemos a distribuição dos ambientes com base nessa incidência solar. A face norte é a que recebe a maior parte da insolação diária, a face leste recebe o sol da manhã, a Oeste recebe o sol da tarde e a face Sul é a qual incide menor quantidade de raios solares.
A fachada norte é a que mais recebe incidência solar portanto serão os ambientes mais quentes, e para evitar isso resolvemos colocar no pavilhão inteiro, uma faixa acima da linha da visão de painéis de madeira, ajudando a segurar o calor, e servindo até como um elemento decorativo do pavilhão.
Como as fachada leste, nordeste são ideais para se colocar ambientes onde precisa manter temperaturas agradáveis, resolvemos colocar todos os ambientes onde acontecem atividades de maior permanência, como a administração e o depósito de materiais. Na fachada norte estão os ateliês, que estão protegidos com os painéis de madeira.
Nas fachadas noroeste e oeste resolvemos colocar um café. Nas fachadas sudoeste, sul e sudeste, onde fica os ambientes mais frios por conta da baixa incidência solar, colocamos o espaço para exposições e o grande pátio central, ambientes onde terá um fluxo maior de pessoas, por tanto resolvemos deixar esses ambientes mais frescos.
























© 2022 por CATHERINE SARTORI